O Básico que você precisa saber!

Este artigo é destinado aos usuários do Pagamento Ágil.

O Pagamento Ágil é perfeito para o gerenciamento de cobranças recorrentes, saiba mais em: www.pagamentoagil.com.br

Robert2.PNG

O Básico que você precisa saber!

Este artigo visa orientar o básico para você usuário do Pagamento Ágil, trataremos aqui de alguns conceitos e algumas práticas mais comuns para que inicie a sua cobrança com o pé direito.

Acessando o software pela primeira vez!

Após à aquisição do software junto ao nosso comercial, estando tudo pronto, faça o seu primeiro acesso, para isto, clique na opção Assinantes localizada no site www.pagamentoagil.com.br

Onde cadastro a minha empresa?

Para que possa emitir cobranças, você necessita antes cadastrar a sua empresa (cedente), para isto, localize a opção Empresa > Incluir., note que você poderá cadastrar várias empresas.

Na verdade, você não precisará necessariamente ter várias empresas ou vários CNPJ ,  contudo, muitos usuários cadastram mais de uma empresa quando possuem duas ou mais contas-correntes.

Percebe que é possível você movimentar várias contas-correntes através de um cadastro múltiplo de empresas…

O conceito de empresa e cedente são iguais para o software , ou seja, ambos são os beneficiários das cobranças.

Entendendo o conceito de cobranças

O Pagamento Ágil entende que a cobrança é o título a ser cobrado de um cliente (sacado) , este título pode ser originado de uma compra de produtos, e compra de serviços,  assinatura de serviços, mensalidades e muito mais…

Uma cobrança poderá ser única, poderá ser múltipla ou recorrente, por exemplo, uma assinatura seria entendida dentro do domínio do software como sendo uma cobrança recorrente (programação de cobranças).

É errado pensar que uma cobrança é igual a um boleto.

Um cobrança não necessariamente é um boleto, note que a cobrança pode ser paga através de cartão de crédito, cartão de débito, boletos e transferência bancária (se disponível).

Então presumimos que boleto é uma forma de pagamento de uma cobrança e não uma cobrança, assim como cartão de crédito e outras.

É importante lembrar também que uma cobrança poderá gerar vários boletos , ou várias transações frustradas de pagamento com cartão, contudo a mesma nunca perderá o seu valor inicial, ou seja, ela permanecerá no seu estado aberto (vencido) , pago (quitada) ou podendo ser cancelada com a intervenção do usuário.

nivel-pagamento-agil.PNG

Um cobrança gera um ou vários boletos ou uma ou várias transações eletrônicas de cartão.

formas-de-pagamento.PNG

Entendendo os tipos de cobrança quanto a sua origem

No Pagamento ágil a cobrança poderá ser gerada de 3 (três) formas, notem no diagrama abaixo que o resultado e o formato são os mesmos, contudo, a diferença está relacionada apenas com a forma de sua criação e estratégia.

tipos-cobrança.PNG

  • Cobrança manual –  Através do front-end do Pagamento Ágil , você poderá criar uma cobrança , acessando a opção Cobrança > Incluir ,  use este modelo de cobrança para receber valores de compras não recorrentes, por exemplo, receber um pagamento único, o esforço será mínimo neste caso.
  • Cobrança programada Ainda usando o front-end do Pagamento Ágil, você poderá programar a criação de uma ou várias cobranças de tal forma que as mesmas serão geradas em um ciclo de recorrência que você determinará.
    Esta opção pode ser utilizada para gerenciamento de mensalidades, pagamentos parcelados entre muitos outros que necessitam de uma recorrência.

    • O Tipo de recorrência você poderá escolher da forma como desejar , por exemplo, recorrência anual, mensal , quinzenal …. E a quantidade de cobranças você poderá determinar também, por exemplo: Configurar uma recorrência mensal e gerar uma quantidade de cobrança igual a 6 (seis), note ai que o sistema gerará cobranças mensalmente e até atingir a quantidade de cobranças igual a 6 meses.
  • Cobrança transacional – As cobranças transacionais são geradas a partir das nossas API (web services), e são totalmente compatíveis com qualquer software.
    • As cobranças transacionais são uma excelente opção para integração de lojas e-commerce ou plataformas financeiras que necessitam agregar tecnologia de cobrança.

Entendendo o fluxo de avisos de cobranças

O Pagamento Ágil emite avisos por SMS e E-mail gratuitamente para os clientes (sacados) das cobranças geradas, estes avisos são criados a partir do momento em que a cobrança é criada ou próximo do seu vencimento, note que não requer esforço do usuário para este tipo de atividade, contudo, o sistema ainda oferece opções de envios manuais de cobranças.

Deseja dá um UP na cobrança da sua empresa? www.pagamentoagil.com.br

Artigos recomendados:

Pagamento Ágil – Primeiros passos!

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s